Sou Fujimoto Architects foi selecionado como vencedor de um concurso para projetar o novo HSG Learning Center na Universidade de St. Gallen na Suíça.
Escolhido de uma lista restrita de 8 equipes, a proposta de Sou Fujimoto Architects "Open Grid - Choices of Tomorrow" recebeu as melhores notas nos seguintes critérios: arquitetura e planejamento urbano, inovação em execução de conceitos, funcionalidade, sustentabilidade e eficiência econômica. De acordo com o júri da competição, o projeto foi notável por seu "conceito didático altamente desenvolvido, compatibilidade com o distrito, ambição arquitetônica e acessibilidade".
O esquema é concebido como uma pilha de cubos em uma grade, com uma área total de 7.000 metros quadrados. Ao subir a partir do nível da rua e atingir um pico de altura de apenas 18,5 metros, o edifício integrará gentilmente a escala dos arredores, que inclui uma área residencial vizinha.
A forma de terraços também permitirá a entrada de luz natural no centro do edifício, enquanto os espaços internos e externos serão conectados fisicamente e visualmente através de abundante uso de vidro. Os terraços da cobertura serão plantados com vegetação. Ao colocar a estrutura nos pontos da grade, os espaços interiores permanecerão flexíveis e podem ser reorganizados para vários requisitos didáticos.
"O HSG Learning Center é projetado para ser um lugar para pensar e trabalhar, um espaço que facilita tipos inovadores de aprendizagem e interação com estudantes, professores e pessoas que trabalham em seus respectivos campos", explica a Universidade em um comunicado de imprensa. "Ao estabelecer o Centro de Aprendizagem da HSG, a Universidade busca habilitar uma nova qualidade de aprendizagem que preparará os estudantes o mais efetivamente possível para trabalhar na era digital após a graduação".
A construção do projeto deverá começar em 2019 ou 2020, com conclusão em tempo para a primavera de 2022.